Header Ads

Origem - Damas de Honra e Pajens




No Brasil, o conceito referente a damas de honra e pajens é bem diferente dos países do hemisfério norte. 
Por aqui,  damas de honra e pajens são as crianças que carregam as alianças, podendo também espalhar pétalas de rosa a pedido dos noivos, durante o cortejo da cerimônia de casamento.
Nos Estados Unidos e grande maioria dos países da Europa, esse conceito infantil quase não é utilizado, haja vista que lá as “damas” e “pajens” normalmente são os melhores amigos dos noivos. Conceito que se assemelham mais ao que conhecemos com padrinhos.
Tradicionalmente, as crianças carregam um cesto cheio de pétalas, mas existem alternativas, que incluem doces embalados ou confetes. Também, em vez de dispersar os itens acima, elas podem carregar uma única flor ou um mini buquê de rosas, que deve sempre combinar com o buquê da noiva.
Algumas damas de honra, até pela pouca idade (de três a oito anos), às vezes se sentem inseguras, com medo ou vergonha de entrar na igreja, por isso é sempre bom selecionar mais de uma dama de honra, caso precisem substituir a criança na hora do casamento. É sempre bom tentar conversar com a criança e comunicar a importância de seu papel, minimizando a pressão.
Para isso, a noiva pode explicar as funções da dama de honra com bastante antecedência, para acalmar a menina. Os pais devem acompanhar com conversas estimulantes e muitos ensaios para evitar qualquer surpresa desagradável no grande dia. Contudo, é sempre bom ter em mente que ter que tudo o que a daminha de honra ou pajem  fizerem entre choro, deixar cair o que trazem nas mãos, tropeçar, levantar o vestido ou falarem,  será facilmente contornado pela espontaneidade de suas ações e por sua graciosidade infantil, fazendo com que os convidados sorriam e se encantem com a situação.
Mas independente da idade, do grau de parentesco e da função que desempenhem durante o cortejo de entrada e saída, o certo é que as crianças, enquanto damas e pajens, agregam grande valor a cerimônia, sendo assim indispensáveis para qualquer cerimônia inesquecível.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.