Header Ads

Malas Prontas - 9 destinos para Noivos Amantes Da Literatura



Confira 9 destinos turísticos selecionados pelo site Quo para amantes da Literatura .

1) Dublin, Irlanda




Uma rica produção literária desde a Idade Média – seja a pátria de grandes escritores. Foi aqui que nasceram nomes como James Joyce, William Butler Yeats, Samuel Beckett, Oscar Wilde e muitos outros. Ainda, a Irlanda é um dos países que mais acumula Prêmios Nobel de Literatura, sendo que a sua capital ganhou o título de Cidade Literária da UNESCO em 2010.


2) Boston, Estados Unidos


No período vitoriano, Boston foi a cidade que revelou alguns dos principais talentos literários do século 19. Assim como Paris, a cidade não só atraiu escritores e pensadores de outros países como também serviu de cenário para uma série de livros, poemas e contos. Entre os nativos, estão Nathaniel Hawthorne, David Thoreau e Ralph Waldo Emerson, mas não se pode esquecer de que Charles Dickens e Henry James também construíram parte de suas carreiras na cidade.




3) Paris, França




Friedrich Nietzsche dizia que na Europa não existia lar para um artista, a não ser Paris. Talvez isso explique porque a Cidade Luz serviu como inspiração para tantas histórias surpreendentes. O clima de cultura e história que paira sobre a capital francesa fez com que muitos escritores e artistas de diferentes partes do mundo deixassem seus países para morar lá.


4) Montreal, Canadá


A literatura do escritor canadense Mordecai Richler celebra cada pedacinho da cidade de Montreal, retratando especialmente a vida da comunidade judaica. Além de ser celebrada nas obras de Richler, a cidade também serviu de inspiração para o recente “A Vida de Pi”, de Yann Martel.

5) São Petersburgo, Rússia




Moscou, a atual capital da Rússia, é onde se passam importantes obras, como “Anna Karênina”, de Liev Tólstói, por exemplo. No entanto, não podemos nos esquecer de que São Petersburgo também já foi a capital do Império Russo, o que lhe rendeu grande notoriedade na história do país.

6) Toronto, Canadá


Toronto é o centro da cultura canadense de língua inglesa e como grande parte da sua população é formada por imigrantes, a cidade é repleta de boas histórias. Algumas delas viraram contos nas mãos de escritores como Kit Pearson, Anne Michaels e Michael Ondaatje.


7) Edimburgo, Escócia


Merecidamente, Edimburgo foi a primeira a receber o título de Cidade Literária da UNESCO. Desde a filosofia (com David Hume e Adam Smith), passando pela poesia (com Robert Burns) até chegar à história da impressão (com a primeira prensa da Enciclopédia Britânica tendo sido feita na cidade) todas as páginas que passaram por Edimburgo carregam história.

8) Londres, Inglaterra


A cidade do Dr. Who é mais um dos destinos que não poderia ficar fora da lista, afinal, a reputação literária de Londres não precisa de maiores justificativas. A lista é extensa e inclui nomes mundialmente reconhecidos como Shakespeare, Lord Byron, Geoffrey Chaucer e personagens igualmente famosos, como James Bond e Sherlock Holmes.

9) Tóquio, Japão


A capital japonesa merece um lugar nessa lista simplesmente por contar com quase 1.700 livrarias, mais do que qualquer outra cidade do mundo, segundo a UNESCO. Por outro lado, a maior parte da literatura produzida no Japão – com exceção das obras de Haruki Murakami – é desconhecida em outros países.

 Quais são os seus destinos preferidos?

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.